terça-feira, 23 de setembro de 2008

15 anos sem Tom Jobim


É, fico pensando enquanto ouço Chet Baker. A música e suas possibilidades, e imagino o quanto de sentimento é preciso para não soar falsa a nota, para não sair fora do tempo do ritmo.Fico ouvindo Chet interpretando: Retrato em branco e preto de Chico e Tom.Ele sabe o que diz a letra, vai fundo nota a nota, ele sabe de todo sentimento:do frio da dor do amor, sabe da saudade do álbum de retrato, ele trata a melodia como quem acaricia a mulher amada ,depois do amor na alta madrugada .Cada nota vem carregada de poesia, as harmonias para o violão são lindas o solo de piano econômico, sutil sem mais improvisos ,vai acalentando essa manhã de primavera.A flauta chora.Eu fico ouvindo Chet e as horas vão passando mais doces, longe do barulho da cidade.É bom ficar assim neste clima nostálgico ouvindo a voz de Chet, seu Trompete.Lá fora, a manhã cinzenta desta quinta feira, perde seu sentido pratico, e o tempo, tem outra configuração.Não tem pra que correr, nada é mais importante nesta hora de música e melancolia, o trompete de Chet faz doer, sua voz vez por outra faz chorar.Eu não me contenho e choro a cada nota uma lágrima ,choro e me sinto bem ,choro e me sinto puro, choro, ouço o soneto do baixo acústico, e sou feliz.Pois chorar é tão necessário quanto rir. Choro e sou mais capaz de compreender a dor dos que amam , a dor dos que tem saudade, a dor que não tem idade, nem tempo, nem hora, a dor dos que vão embora, embora seja para poucos. Chorar assim baixinho sem soluço sem rancor, um choro Bossa Nova, um choro Cool um choro Blues.Eu aqui disperso , absorto sem data nem hora, faço do tempo meu único parceiro.Estou todo, por inteiro, mudo, com a alma desnuda, fazendo amor com a música.Entorpecido neste ópio profundo, degusto cada silaba, cada frase, cada emoção.Ouvindo Chet, vou adentrando em sua canção, e a manhã se desfaz em poesias.Inspirado pela interpretação de Chet Baker.CD: Sing and plays front he filmLets Get Lost".Tema: 8: zingaro (a/k/a portrait in black & whit)

Nenhum comentário: