sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia do livro,40 anos de internet


Dia do livro,40 anos da internet, isto me faz pensar o quanto em tão pouco tempo, nossa relação com os meios de conhecimento mudaram e modificaram nossa forma de assimilar as informações.

Lembro, que quando precisávamos de pesquisar algum assunto,levávamos uma hora de casa,até a biblioteca mais próxima.Chegávamos preenchíamos uma ficha de inscrição,passávamos uns vinte minutos,buscando nas estantes os livros necessários,fazíamos fichas de pesquisas, líamos e discutíamos,o que era mais importante para o resumo.

Ficavamos até seis horas na biblioteca. Por conta das dificuldades ao acesso ,davamos aos livros mais importância.

O tempo com os livros, nos dava intimidade com a leitura,tínhamos o prazer tátil,visual e até o próprio cheiro dos livros nos era atraente.

A informação era melhor digerida: nós refletíamos melhor sobre os assuntos e tínhamos mais tempo de formar nossas opiniões.Concluindo: era mais proveitoso e prazeroso.

Hoje,com a velocidade da informação,via internet,tenho a impressão que a profusão dos temas, a rapidez com que chegam as noticias, o imediatismo dos fatos,tem banalizado todo e qualquer assunto,pois num piscar de olhos(dependendo da banda larga),acessamos tantos: sites,blogs,comunidades,bibliotecas virtuais,vídeos,músicas,filmes,debates e toda sorte de opiniões, que ao findar o acessos diário,sinto vez por outra um certo vazio.

Não tenho duvida, quanto a democratização que a internet,proporcionou a todos,salvo aqueles que ainda não tem acesso por privações econômicas ou tecnológicas que é o caso de países pobres.

Vejo com muito entusiasmo a possibilidade que esta ferramenta proporciona:a crítica,o debate o confronto imediato das opiniões.

Talvez nos falte, mais qualidade no uso. Países como o Brasil,com problemas graves na educação precisa de tempo para que os internautas, tenham um uso mais produtivo deste instrumento.

A própria rede,que tem tido um papel muito importante para a formação de jovens em todo planeta. Pode tornar, esta maravilha do mundo pós moderno, num importante trunfo, para o desenvolvimento sustentavél que é o grande desafio para humanidade.

Sei que não temos a mínima idéia do que toda essa revolução tecnológica vá representar nós próximos 40 anos,mas acredito,que para uma educação solida, que promova uma formação mais questionadora e reflexiva, os livros ainda são nossos melhores aliados.

Moacir Oliveira

Nenhum comentário: