terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vovô e Hermeto Arte da sanfona

Na minha família, só meu avô tocava um “Pé de Bode”, (pequeno acordeão ou sanfona de oito baixos, muito utilizado no norte e nordeste, nos forros de pé de serra e no sul no fandango.
É o instrumento do Renato Borghetti)

Recordo-me, que todas as vezes que meu Avô vinha para São Paulo, passar umas semanas em casa, depois de alguns dias, ele ficava amuado, meio banzo, assim com calundu, como se diz pras bandas da Bahia.

Quando minha mãe questionava o motivo, a resposta vinha meio sussurrada: “Sabe filha,aquela minha sanfona?veio uma seca,a safra de feijão não foi boa,precisei de dinheiro pra despesa, e tive que vender meu Pé de bode. Aí a família, fazia uma “vaquinha” e lá ia meu Pai e meu Avô até o bairro do Brás comprar uma sanfona de segunda mão.

Meu Avô não cantava, ele gostava era de iniciar uma música, e depois improvisar os solos. Recentemente, ouvindo Hermeto Pascoal, executando um solo num “Pé de Bode”, recordei o som do meu avô.

A música brasileira causou uma revolução cultural em minha vida, através dela, passei a prestar atenção: em nosso país, nosso povo, nossa cultura, nossa história. Pois, nossos compositores, vem através de nossa música manifestando, as mais diferentes opiniões, das mais inusitadas formas.

De forma simplesmente intuitiva ou racional, de elaboração, poética - musical tão elevada, que a fama e prestigio, corre os quatro cantos do planeta.E já foi ouvida em Marte, por iniciativa da engenheira brasileira, Jacqueline Lira. que programou o robô de pesquisa da NASA, para “despertar” ao som da voz de Beth Carvalho, interpretando: “ Coisinha do Pai”(Jorge Aragão,Almir Guineto e Luis Carlos)

Texto inédito do livro que estou escrevendo sobre MPB.

Nenhum comentário: