domingo, 22 de novembro de 2009

Parabéns aos Músicos



Hoje, ao acessar o blog de Laura Macedo no Portal Luis Nassif,descubro que hoje se comemora o dia do Músico, com essa bela iniciativa em Teresina: http://blogln.ning.com/profiles/blogs/no-dia-do-musico-um-presente.Mais um motivo de alegria musical.

É impressionante o bem,que a música faz para nossas vidas.E não é esta para mim uma descoberta recente,sou apaixonado por música desde minha infância.

Mas,ontem após a apresentação de João Bosco e a Orquestra de Heliópolis, no Teatro Municipal de Osasco,fiquei emocionado ao lembrar da Orquestra de Cordas do SESC,onde fui aluno do Maestro Alberto Jaffet ,idealizador do projeto de formação musical coletiva .

Todos instrumentos participavam juntos nas aulas e o resultado era apresentado pela orquestra em concertos programados nos mais diversos locais públicos:escolas,clubes,penitenciarias,teatros e praças sempre gratuitamente.

A música nos eleva espiritualmente,,nos capacita à disciplina nos desenvolve o raciocínio e nos educa socialmente. Para tocarmos em conjunto é preciso se atentar,à dinâmica,ouvir o outro,saber o momento certo de tocar forte,de tocar fortíssimo,piano ou pianíssimo.Isto nos habilita à conviver harmonicamente e saber que cada semínima,é de vital importância em uma composição.

A Orquestra da comunidade de Heliópolis,é um exemplo do quanto a música é capaz de mudar destinos conceitos e condições sociais.Durante os aplausos do belo concerto de ontem,imaginava o que se passava com cada um daqueles jovens músicos,pois suas origens, são idênticas às minhas.

A emoção de estar executando um instrumento é tão maravilhosa, que muitas vezes cheguei às lagrimas, ao executar junto da saudosa Orquestra de Cordas do SESC,partes da “Nona Sinfonia” de Beethoven ou “O Samba Matuto” de Marlos Nobre.

Agora, sou um ouvinte (Segundo, Hermeto Pascoal:Quem ouve também compõe.) pois não dei continuidade ao estudos de contra baixo,mas continuo indo às lagrimas, vez por outra quando sou arrebatado pela música, que jovens músicos se esmeram em executar .Pois bem sabemos, o quanto de estudo e ensaios são necessários para interpretar com alma e tocar almas.

Felicidades e prosperidade à todos os músicos.

JOÃO BOSCO E SINFÔNICA HELIÓPOLIS

Domingo, 22 de novembro, às 17 horas

No Parque Municipal Dom José

Rua Ângela Mirela, 550, Vila Porto

Gratuito

Mais informações: 4199-1600

Um comentário:

Sonhos melodias disse...

Oi Moacir,
Também estive no sábado assistindo ao belíssimo concerto do João Bosco e essa maravilhosa orquestra de Heliópolis. Fiquei encantada com o talento daquela garotada. Nunca tive talento para tocar qualquer instrumento mas sempre amei música. Lá em casa desde cedo convivi com vários estilos e hoje, posso dizer que entendo um pouco e desenvolvi minha sensibilidade. Não sabia que ontem foi dia do músico. Que pena... Mas parabéns a todos de qualquer maneira. Obrigada pela visita ao meu blog e, desde já, vou te seguir.
Abraço,